Google trends o que é e como funciona?

Bom o Google trends é uma ferramenta de pesquisa os termos mais procurados e relevantes na ferramenta de busca.

É um recurso muito útil se aplicado em sua estratégia de negócio.

Mas como ele funciona?

Bom basicamente basta você pesquisar o tema que você acha que é um tema válido para discussão e inserir no campo de pesquisa do Google Trend e ai ele irá mostrar métricas dos locais onde essas palavras ou temas estão sendo mais pesquisados e também a quantidade de pesquisa que estão sendo feitas sobre o assunto.

Mas vamos lá, vou mostrar isso na prática para vocês.

Primeiro iremos acessar o site Google trends.

Para entrar no site Google trends aesse o link: https://trends.google.com.br/trends/

A cara dele é bem semelhante ao Google mesmo, provavelmente para facilitar a navegação e ajudar no processo de pesquisa.

Imagem Google trend

Fiz uma pesquisa rápida sobre agência digital como você pode ver ele da algumas sugestões de termos relacionados.

pesquisa google trend

Ao clicar em pesquisar a ferramenta logo de cara já mostra um gráfico de interesse a longo prazo, para demonstrar a relevância do tema/palavra-chave pesquisado.

grafico do google trend

Rolando um pouco mais a página você encontrará um mapa informando onde são os locais que essa palavra-chave/tema são pesquisada e se você utilizar a seta você consegue ver as demais cidades que aquele tema/palavra-chave está sendo pesquisados.

mapa google trend

E por último ele demonstra um quadro com mais sugestões de pesquisa, que talvez possa te interessar.

Mas como posso utilizar essas informações?

Bom, você pode utilizar da seguinte forma.

Na primeira parte do site você pode analisar se aquele tema/palavra-chave realmente é relevante e se vale apena usar esses termos em sua campanha de marketing por exemplo. Não estou dizendo que o tema/palavra-chave que você colocou não seja relevante, mas talvez precise ser elaborado de uma forma diferente.

A segunda parte do site pode ser utilizada para você analisar os locais que tem mais busca sobre o seu tema e direcionar os seus produtos e serviços para aqueles locais, através do Google Ads e também Facebook Ads, isso pode ajudar você a criar oportunidades de negócios naqueles locais, pois já tem uma procura muito grande pelo termo, basta agora você ofertar os produtos 😉

A ultima parte pode ser utilizado mais como sugestão na escolha de suas palavras chaves, por que geralmente ali são mostradas as palavras chaves mais próximas ao seu tema que estão bumbando e que estão sendo procurado com mais freqüência, isso pode te ajudar quando você for pesquisar as suas palavras chaves e elaborá-las para contribuir com a sua campanha de marketing, e também essas mesmas palavras podem ser utilizadas no seu texto, trazendo resultados orgânicos através do SEO.

Bom  é esse o conteúdo de hoje espero que tenha ajudado vocês a entender um pouco mais sobre a ferramenta e aguçar a sua curiosidade sobre esse assunto.

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